A síndrome do piriforme é uma doença neuromuscular muito semelhante a ciatalgia, na qual um músculo piriforme inflamado e / ou tenso comprime o nervo ciático. O músculo piriforme desempenha um papel importante nos movimentos da parte inferior do corpo porque levanta e gira a coxa para longe do corpo e estabiliza o movimento das articulações. Quando esse músculo comprime o nervo ciático, isso resulta em espasmos, dormência e formigamento nas nádegas ou quadris, até a parte inferior da coxa e na perna, simulando um quadro de ciatalgia por dor lombar.
Esse quadro geralmente começa com dormência, dor e formigamento nas nádegas. A dor pode ser intensa ao caminhar, correr, ficar de pé ou até mesmo ao sentar-se no assento do carro. Alguns pacientes podem não conseguir subir escadas. Isso ocorre porque a aplicação de pressão firme diretamente sobre o músculo piriforme causa uma quantidade considerável de dor.
O TRATAMENTO DA SÍNDROME DO PIRIFORME
O tratamento varia de paciente para paciente e dependendo da intensidade da dor. Calor, repouso podem ajudar a aliviar alguns sintomas de dor.
Para dores leves a moderadas, seu médico pode sugerir tratamento medicamentoso associado a diversas modalidades de fisioterapia, na qual um programa de exercícios com alongamento e fortalecimento pode ajudar a reduzir a compressão do nervo ciático. Em outros casos, pode-se indicar infiltrações musculares locais que, se bem realizadas, podem trazer conforto e alívio imediato aos pacientes, seguindo o tratamento com medidas de suporte medicamentosos e fisioterápicas.
Precisando de Tratamento?
Preencha o formulário abaixo que nossa equipe entrara em contato o quanto antes para marcar sua consulta e ajudar no tratamento da sua dor.
Marcar Consulta
E-mail: contato@drjuracybarbosa.com.br
Telefone: (61) 99151-2661 / (61) 99812-8332
Endereço: Q 714/914 – Edifício Talento, Via W5 Sul, sala 318, Brasília – DF, 70390-145