SÍNDROME DO PIRIFORME
A síndrome do piriforme é uma doença neuromuscular muito semelhante a ciatalgia, na qual um músculo piriforme inflamado e / ou tenso comprime o nervo ciático. O músculo piriforme desempenha um papel importante nos movimentos da parte inferior do corpo porque levanta e gira a coxa para longe do corpo e estabiliza o movimento das articulações.
DOR LOMBAR
A dor lombar pode ser o resultado de uma série de condições que afetam os ossos da coluna lombar, os discos entre as vértebras, ligamentos ao redor da coluna, medula espinhal, nervos, músculos, órgãos internos da pelve e abdômen, dentre outras.
DOR FACETÁRIA
A síndrome da articulação facetária é a dor que reside na articulação entre duas vértebras da coluna, causada por um inchaço da articulação facetária devido à osteoartrite.
DEGENERAÇÃO DE DISCO INTERVERTEBRAL (ESPONDILODISCOPATIA DE COLUNA) / HÉRNIAS DE DISCO
A doença degenerativa do disco refere-se a sintomas de dor nas costas causados pelo desgaste do disco intervertebral. Em alguns casos, a doença degenerativa do disco também causa fraqueza, dormência e dores agudas nos braços ou nas pernas (dor radicular).
COCCIDÍNIA (DOR DO CÓCCIX)
A coccidínia é uma dor sentida no cóccix; é o último osso na parte inferior da coluna. O processo doloroso desta região é desencadeado ao se machucar ou forçar o cóccix ou os músculos e ligamentos ao redor do mesmo.
DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO SACROILIACA ( SACROILEÍTE)
A disfunção da articulação sacroilíaca geralmente se refere à dor na região desta articulação, causada por movimento anormal, muito ou pouco movimento, normalmente resulta em inflamação local e pode ser debilitante.
BURSITE TROCANTÉRICA (BURSITE DO QUADRIL)
A bursite trocantérica também é conhecida por síndrome da dor trocantérica maior. É uma causa comum de dor no quadril e geralmente é diagnosticada erroneamente como dor lombar.
DOR NO JOELHO
A dor no joelho é um sintoma bastante comum que pode afetar pacientes de todas as idades. A dor no joelho é considerada a segunda maior causa de consultas médicas no mundo, estando atrás apenas das dorsalgias (dores nas costas).
FIBROMIALGIA
A fibromialgia é um distúrbio que causa dores musculares difusas e fadiga. Pessoas com fibromialgia têm “pontos sensíveis” no corpo. Os pontos sensíveis são locais específicos no pescoço, ombros, costas, quadris, braços e pernas.
SÍNDROME DOLOROSA COMPLEXA REGIONAL
A síndrome de dor regional complexa (CRPS) é uma condição de dor crônica. Causa dor intensa, geralmente nos braços, mãos, pernas ou pés. Pode acontecer após uma lesão, seja em um nervo ou tecido na área afetada.
DOR DO CÂNCER
A dor do câncer é uma complicação comum das doenças oncológicas. Devido à natureza crônica e progressiva da doença, a dor oncológica é uma causa comum de dor crônica. A dor oncológica resulta da lesão do tecido, seja pela própria doença, seja pelo tratamento (quimioterapia, radioterapia).
SÍNDROME DOLOROSA MIOFASCIAL
A síndrome dolorosa miofascial refere-se à dor crônica e inflamação nos tecidos moles do corpo. Nessa condição, a pressão em pontos sensíveis dos músculos (pontos gatilho/gatilhos dolorosos) causa dor no músculo e, às vezes, em partes aparentemente não relacionadas do corpo.
DOR NO OMBRO
A osteoartrite é o tipo mais comum de artrite no ombro. Os tipos menos comuns de artrite no ombro são a artrite reumatóide (inflamatória) e a artrite que pode ocorrer após um trauma no ombro.
TENDINITES
Tendinite é um termo geral usado para descrever a inflamação associada a um tendão. Os tendões conectam os músculos aos ossos, e a inflamação desses tecidos semelhantes a cordas é a causa mais comum de dor nos tecidos moles. A tendinite difere da artrite, que se refere à inflamação de uma articulação. As áreas comuns para a doença incluem ombro, cotovelo, punho, joelho, parte de trás do tornozelo e pé.
NEURALGIA PÓS HERPÉTICA
A neuralgia pós-herpética é uma condição dolorosa que afeta os nervos e a pele. É uma complicação do herpes zoster. Se a dor causada pelo herpes persistir após o término do episódio, é conhecida como neuralgia pós-herpética (NPH).
NEUROPATIA PERIFÉRICA
A neuropatia periférica, resultado de danos aos nervos periféricos, costuma causar fraqueza, dormência e dor, geralmente nas mãos e nos pés. A neuropatia periférica pode afetar uma variedade de nervos diferentes, portanto, pode afetar uma variedade de locais de maneiras diferentes. Pode afetar um único nervo ou vários nervos ao mesmo tempo.
CAPSULITE ADESIVA (OMBRO CONGELADO)
A cápsula articular do ombro é uma estrutura a base de colágeno, elástica e flexível, que reveste a articulação, ajudando na estabilidade e função do ombro. Quando inflama, ela incha, fica vermelha e mais espessa, perdendo sua elasticidade. A dor e a progressiva limitação dos movimentos dessa articulação caracterizam a chamada capsulite adesiva do ombro, ou ombro congelado, como era conhecida antigamente.
DR. JURACY BARBOSA
MÉDICO ORTOPEDISTA ESPECIALISTA EM DOR
Marcar Consulta
E-mail: contato@drjuracybarbosa.com.br
Telefone: (61) 99151-2661 / (61) 99812-8332
Endereço: Q 714/914 – Edifício Talento, Via W5 Sul, sala 318, Brasília – DF, 70390-145