A cápsula articular do ombro é uma estrutura a base de colágeno, elástica e flexível, que reveste a articulação, ajudando na estabilidade e função do ombro. Quando inflama, ela incha, fica vermelha e mais espessa, perdendo sua elasticidade. A dor e a progressiva limitação dos movimentos dessa articulação caracterizam a chamada capsulite adesiva do ombro, ou ombro congelado, como era conhecida antigamente.
Geralmente, a dor surge sem uma causa aparente, mas ela também pode estar relacionada a alguma lesão, mau jeito ou cirurgia anterior do ombro ou mesmo relacionada a algumas doenças como diabetes e doenças da tireoide.
O processo de evolução desta condição pode levar de seis meses até cerca de dois anos ou mais, sem o tratamento adequado. Seu diagnóstico se dá por meio da história clínica do paciente, do exame físico e de exames de imagem, principalmente o de ressonância magnética, que podem ajudar a excluir outras doenças, confirmando, assim, o diagnóstico.
O TRATAMENTO DO OMBRO CONGELADO
O tratamento envolve medidas analgésicas e antiinflamatórias ( medicação e fisioterapia) e também bloqueios seriados do nervo supraescapular e infiltrações de articulares no ombro. A realização concomitante de hidrodissecção da cápsula também pode colaborar com a recuperação do paciente. Se o tratamento conservador não der resultado satisfatório, pode-se realizar cirurgia por artroscopia para as liberações necessárias, principalmente da cápsula articular. Isso dependerá de cada caso, do estágio da doença, da gravidade e das opções técnicas do cirurgião.
Precisando de Tratamento?
Preencha o formulário abaixo que nossa equipe entrara em contato o quanto antes para marcar sua consulta e ajudar no tratamento da sua dor.
Marcar Consulta
E-mail: contato@drjuracybarbosa.com.br
Telefone: (61) 99151-2661 / (61) 99812-8332
Endereço: Q 714/914 – Edifício Talento, Via W5 Sul, sala 318, Brasília – DF, 70390-145